quinta-feira, 8 de maio de 2008

artigo - Wilson de Oliveira Souza

Continuando a falar a respeito das obras dos autores brasileiros que escrevem sobre design de vitrina, este é um artigo públicado por Wilson de Oliveira Souza no XXX Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação, em setembro de 2007.
Abaixo segue o resumo do artigo e o link para acessá-lo:


Vitrina, a pin up moderna

Este artigo propõe pensar as vitrinas como mensagens midiáticas, atuando com
estímulos sensoriais mediante artifícios sedutores. Ao apoderar-se do design e de
elementos comunicacionais, a vitrina transforma-se, dissimuladamente, em referência
da própria polis, misturando sonhos, desejos, angústias e necessidades na urbe
contemporânea. As vitrinas, que outrora funcionava como simples expositora de
produtos, hoje se transformou em arquitetura simbólica e exerce uma nova função: a de
seduzir os passantes. Essa neofunção importa em mergulho no imaginário, uso de novos
elementos estéticos e apropriação de sonhos, concretos ou intangíveis, que beira o
lúdico, sem perder a sua real intenção: aumentar as vendas.

www.intercom.org.br/papers/nacionais/2007/resumos/R2242-1.pdf

Nenhum comentário: